Lisboa, 27 de Fevereiro de 1940
Nota em estado de conservação MBC
Emissões: 38.743.000 notas com as seguintes datas:
17 de Setembro de 1929
07 de Março de 1933
30 de Julho de 1935
23 de Abril de 1937
13 de maio de 1938
27 de Fevereiro de 1940
Primeira emissão: 11 de Setembro de 1931.
Última emissão: 18 de Dezembro de 1941
Retirada da circulação: 12 de Junho de 1946
Cor: Vermelho-escuro com fundo em policromo
A frente desta nota é ilustrada com o retrato em oval de Mouzinho de Albuquerque, no canto esquerdo e no canto direito, o portão do Museu Militar (antes Museu da Artilharia). No verso o Castelo de Guimarães.
Mouzinho de Albuquerque (1855-1902), oficial do Exército português que se distinguiu nas campanhas coloniais, foi a personalidade escolhida para figurar nesta chapa, onde ainda se pode observar o portão do Museu de Artilharia, na frente, e uma vista do Castelo de Guimarães, no verso. O fabrico das chapas e a estampagem das notas estiveram a cargo da casa Bradbury, Wilkinson & Co, Ltd, New Malden, Surrey.
Características técnicas
Os desenhos que aparecem na frente da nota, a vermelho, são estampados por processo calcográfico. O fundo é impresso tipograficamente em cores esbatidas, com trabalho em duplex. Para reforçar a protecção do duplex foram gravadas linhas finas na chapa de aço.
No verso, a estampagem calcográfica é feita directamente sobre o papel, sem impressão de fundos de protecção. Os ornatos que ladeiam a gravura do Castelo têm trabalho de torno geométrico, sendo todos de configuração diferente. O texto complementar (data, chapa, série, numeração e chancelas) foi impresso tipograficamente, a preto, nas oficinas do Banco.
Papel
Fabricado por Portals Limited, Laverstoke Mills, Whitchurch, Hants, de Inglaterra. Marca de água apresenta sobre a esquerda de Mouzinho de Albuquerque, de perfil para fora, e, na parte inferior, a legenda “Banco de Portugal”, em caracteres escuros. É a primeira nota deste valor em que a personagem figurada na marca de água é a mesma da estampagem
Sem comentários:
Enviar um comentário